segunda-feira, 30 de abril de 2012

Caio Fábio sobre a Congregação Cristã no Brasil

76 comentários:

Szmyhiel disse...

Segue link, com texto completo:

http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=00037

sac disse...

A paz de Deus

"Há a certeza de que o corpo efetua o seu próprio crescimento, conforme Paulo!".
"No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor; No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito". Efé. 3:21,22.

Eu já conhecia este artigo(?) do C.F., quando questionado sobre os "Propósitos da Igreja", por um seminarista em 2003, salvo engano.
Há que se reconhecer: O homem é um gênio na arte da explanação. Só não concordo muito, quando ele se utiliza de conotações "sexuais" para confrontar seus desafetos; mas, ninguém é perfeito!.

grato

Anônimo disse...

Nossa , que profundo e lindo! Me arrepiei aqui agora! Há Palavra. Há honra ao Espírito ! Lindo , lindo!

Regina Farias disse...

Hélio,

Foi muito oportuno o auxílio luxuoso do Fábio ao colocar o link com presteza, primeiro de tudo para não parecer tendencioso, pondo o texto por completo (e não apenas o que é conveniente), principalmente quando se usa a imagem de uma pessoa muito influente no meio religioso.

E confesso que já conhecia essa 'análise' do CF, até porque no início do site dele, eu o acompanhava diariamente, mas como se trata de uma lembrança vaga por causa do tempo, não me lembrava do contexto. Daí ter estranhado esta frase assim enxuta justamente por me identificar com o estilo cirúrgico dele, dissecando e fazendo análise de tudo com maestria ímpar.

E, ainda, considerando que o foco do questionamento angustiado e aflito do leitor era justamente acerca de quantidade, conforme suas próprias palavras:
'A maioria dos ministérios que eu conheço e que são considerados bem-sucedidos, são aqueles que crescem mais. Mas como lidar com essa questão, se nem sempre quando a igreja cresce significa que ela está cumprindo os propósitos do Reino?'

Inclusive, diga-se de passagem, quem não é da CCB (e mesmo sendo, mas de forma amadurecida, cuidadosa e prudente) e, principalmente, conhecendo o Caio, faria a pergunta óbvia e serena: cadê o contexto geral?

Talvez tenha te escapado (ou, de repente, foi proposital, para gerar novos questionamentos...), mas para quem lê apenas o fragmento pode parecer aos mais emocionalmente envolvidos na própria denominação, que você (ou o autor) se impressiona com quantidade em detrimento da qualidade. Entretanto, quem lê o texto por completo, e, principalmente, o trecho imediatamente anterior a este colocado acima, entende perfeitamente a mensagem.

Pois:

"...quem quiser ser do Evangelho, pregue a Palavra da Graça e deixe o Espírito dar a ela o tamanho que ela tem, e que não se pode medir com estatísticas, mas pela manifestação de graça e vida".

Ou seja:
Ele mostra que é coerente com o Evangelho e não se impressiona com quantidade de pessoas, inclusive combatendo com veemência e com base na Palavra muitas práticas religiosas. Basta dar uma passeada no site dele para se enxergar isso claramente.

O mais - enfatizando o que ele diz - é por conta do Espírito que é multiforme e que está (É!) acima de todas as denominações, agindo cirurgicamente NOS CORAÇÕES, desde lá dentro do mato, no casebre onde se ajuntaram dois ou três para súplicas e louvores ou no maior templo do Brás ou de Roma, não importando-LHE o local nem o fenômeno estatístico.

Afinal, nada acontece ao acaso. Aliás, o acaso é de Deus e O Vento sopra onde quer. Esta postagem testifica isso...

Em Cristo,
R.

Hélio disse...

"Talvez tenha te escapado (ou, de repente, foi proposital, para gerar novos questionamentos...)"

Regina, paz e graça!

Foi exatamente isso. A frase fora do contexto foi proposital com o intuito de gerar novos questionamentos a respeito.

Vemos que o irmão Fábio colocou o link com o texto de onde a frase havia sido retirada.

Ao citar a Congregação Cristã dentro do contexto percebemos que sua opinião quando lida fora do contexto nos remete a uma mesma interpretação dos fatos, ou seja, a Congregação Cristã no quesito de "estratégia de crescimento" é o modelo mais puro - não perfeito - que temos no Brasil, e por que? Ele mesmo responde ao dizer: Lá - na Congregação Cristã - há honra ao Espírito e a certeza de que o corpo efetua seu próprio crescimento.

Na sua análise ele coloca a Congregação Cristã à parte dos demais grupos denominacionais. Isso ficou claro no texto, dentro e fora do seu contexto.

Mas claro. O membro da Congregação Cristã não deve se jactar com isso. Toda a honra pertence a Deus.

Deus te abençoe pela contribuição.

Em Cristo,

Hélio.

Anônimo disse...

Pois aí é que lindo : a honra e toda glória ao Espírito , entende?

Anônimo disse...

Nada novo!! O que o Caio falou é de conhecimento de quase todos que acompanham o cenário evangélico no Brasil. A questão é que pouquíssimos tem a coragem de falar, ainda da forma (disse não ter dúvidas: "Há a certeza...") que ele falou. E me expressar dessa maneira não revela viés jactancioso. É apenas uma constatação serena dos fatos. Como se diz: contra fatos não há argumentos!!

Quem não sabe que a mais de cem anos, conforme os apóstolos, não utilizamos os tais "meios" dos quais Caio fala?

Quem não sabe que a mais de cem anos, conforme a Escritura, não usamos a Palavra como um meio de vida?

Quem não sabe que a mais de cem anos crescemos (à exemplo da igreja primitiva), ainda que não linearmente, apesar de na contramão das práticas comum ao meio religioso?

Quem não sabe que "não nos conformamos com o mundo"?

Quem não sabe que, através das décadas, somos objeto de pesquisas cujo resultado tem intrigado a muitos?

Seria muito dizer (ou reconhecer) que isso tudo são exemplos claros da atuação do Espírito?

Caio não tem dúvidas.

Constatar isso é jactar-se? Não. São os fatos falando por si só.

O Caio apenas reconhece tacitamente: Na Congregação Cristã no Brasil "Há Palavra. Há honra ao Espírito. Há a certeza de que o corpo efetua o seu próprio crescimento, conforme Paulo."

Aliás, perfeita paráfrase do texto paulino: "o corpo efetua o seu próprio crescimento".

Quando Jesus comissionou os apóstolos para o anúncio das Boas Novas, visava a expansão. Quando Paulo empreendeu suas viagens missionárias, ídem. O evangelho foi pregado (e é pregado) visando-se, também, a expansão da igreja, óbvio. Entretanto sempre foi pela a atuação do Espírito no coração dos ouvintes que essa expansão genuína se deu e isso, geralmente, pela exposição da Palavra pois, "a fé é pelo ouvir e ouvir da Palavra de Deus", nada a mais! Dessa feita se formava uma "quantidade" sadia ou, ao menos, tinha tudo para ser sadia.

Portanto, não tem porque ser avesso a quantidades, visto que também é um propósito lícito e inerente ao evangelho. Inadmissível é o crescimento a qualquer custo, coisa que a CCB não faz!

Resumo da ópera: nada novo!!

Lima

sac disse...

A paz de Deus

"Constatar isso é jactar-se?. Não. São os fatos falando por si só".

Perfeito, irmão Lima!.

"Quem quiser ser do Evangelho, pregue a Palavra da Graça e deixe o Espírito dar a Ela o tamanho que Ela tem..." (C.F.)

grato

magdalena disse...

Helio que maravilha pra mim!!!!isso demorou pra vir á tona MAS .....veio por seu intermedio ,,,li acima coisa vaga é assim fica no esquecimento,,,, como José no Egito quando foi preso, mas no tempo certo Deus usa de seus filhos ou até mesmo de animais para não NÓS ,,,Porque nada merecemos , mas Aquele Jesus que não olha para nossas fraquezas ,para nossos erros ,,,ou para nossos muitos estudos enos dá a certeza dá vida eterna se tivermosem nós o seu divino Amor,,,,,,,Magdalena

Regina Farias disse...

Hélio,

Gostaria de fazer-lhe um pedido especial. Peço-lhe licença para dirigir-me ao Senhor Lima, se você me permite, desde já agradecendo grandemente sua atenção.

Sr. Lima, aproveitando que estou com um tempinho livre hoje, (além de calmíssima posto que na paz que excede qualquer entendimento!) gostaria de pedir-lhe uma gentileza: que não mais distorça as minhas palavras; que, por uma simples questão de CONSCIÊNCIA - e nada mais - o senhor faça um esforço para não ceder a essa vaidadezinha tola e infantil.
Pode ser ou tá difícil? :)

Geralmente eu não sou de engolir corda nem de emprenhar pelos ouvidos. Entretanto, analisando este blog, tenho observado – E CONSTATADO - que sua inquietação é com o que eu escrevo, PARTICULARMENTE. Observo, inclusive, que por aqui se tem dito coisas terríveis e desagradáveis, e até grotescas, bem direcionadas à CCB e com nomes próprios – que, diga-se de passagem, com as quais não concordo nem sigo tal linha – porém que não mereceu nem sequer uma única linha escrita sua, seja como comentário, ou contra argumentação, ou crítica, ou sarcasmo, enfim, seja lá que tipo de abordagem for. Convenhamos... Muito estranho isso, não?

Pois bem:
Veja que este fragmento de frase dita por mim - “Ele (Caio Fábio) mostra que é coerente com o Evangelho e não se impressiona com quantidade de pessoas” - não se assemelha em ABSOLUTAMENTE NADA com a expressão ‘ser avesso’ direcionada claramente à minha pessoa e colocada pelo senhor no final do seu comentário: “Portanto, não tem porque ser avesso a quantidades...”

Bom, pelo menos, por não ser de natureza exclusivista nem ter desenvolvido esse hábito em meu ser ao longo da minha existência, eu não sou avessa a quantidades no sentido mau ou hostil e, menos ainda, no sentido pejorativo colocado (Não sei se de má fé...) E outra: se tem quem se mostra avesso a quantidades que não sejam dentro da exterioridade exigida, certamente não sou eu. Sugiro que o senhor olhe para dentro de si mesmo e, em seguida, ao redor da TURBA religiosa, pois certamente encontrará campo bem fértil e em seu palpitante estado de funcionamento.

Por outro lado, posso perfeitamente ser avessa - e estou no meu direito - apenas no sentido de não concordar com grandes quantidades. E daí? Eu até que não sou mesmo muito chegada a grandes quantidades, em nenhum sentido, porque elas me sufocam. Literalmente e metaforicamente. Mas isso é uma coisa minha, uma restrição pessoal, UMA ESCOLHA e, de repente até uma limitação (ou dificuldade, como queira) que deve ser respeitada e que se refere a qualquer âmbito e não somente à questão dos encontros ritualísticos religiosos.

Ora, somos adultos. Portanto o meu apelo é para que nos portemos como tais. Que continuemos questionando, colocando nossas ideias e pensamentos, mas deixando de lado o ranço da antipatia direcionada de forma velada. Deixemos de uma vez por todas as retóricas competiçõezinhas pessoais.

Regina Farias disse...

Agora que já somos adultos, desistamos das coisas de meninos para que não falemos coisas vãs e desagradáveis que descambem para o lado pessoal. Afinal, esta jamais vai ser a ideia deste blog e menos ainda, a minha. O que eu acho interessante é que o senhor se mostra por vezes tão inteligente e ainda não percebeu que esta tática de tentar inibir, usada largamente em seu meio religioso, não funciona comigo. Saiba: absolutamente NADA me intimida. Como se diz por aí de forma até meio rude e vulgar, mas que aqui cabe perfeitamente: sou mais macho que muito homem. (Mesmo sendo hetero)

E eu até poderia encher páginas e páginas aproveitando ‘a deixa’ desses seus parágrafos que começam com o questionamento (que denuncia o idolatrado século dos séculos, ‘amém’).
‘Quem não sabe que a mais de cem anos...’

Então, quer dizer que Ele mesmo, de Verbo se fazendo carne - como diria João - não funcionou?!
Como se O NOVO assim tivesse começado. Cem anos atrás. Como se o Sacrifício da Cruz tivesse sido em vão e fosse necessário que Deus implantasse uma NOVA aliança, desta feita com um homem comum, de natureza caída e totalmente dependente da graça e da misericórdia Dele, igualzinho a você e a mim. Me poupe...

Eu poderia ainda aproveitar também essa sua repetição ‘Quem não sabe que a mais de cem anos...’ para listar um sem-número de erros e equívocos cometidos pela CCB - por vezes, deliberadamente, por vezes, não - ao longo deste século tão exaltado (e adorado, idolatrado salve, salve!) pela sua pessoa e que, lamentavelmente, culminaram, SIM, em fatos (‘contra fatos não há argumentos’) que NÃO SÃO lícitos nem inerentes ao Evangelho. Fatos inadmissíveis que buscam crescimento (quantidade = proselitismo) à custa do emocionalismo coletivo, fazendo a psiqué de refém. Ora, Isso é tão grave quanto tomar qualquer quantia de dinheiro de forma cínica e escancarada! Porém, além de não ser este o meu intento nem esta a minha forma de me reportar a ninguém e menos ainda ao senhor, ironicamente neste próprio blog do Hélio já está escancarado isso. É suficiente lê-lo para a mais completa constatação do que digo. Entretanto, isso não é, nem jamais vai ser ‘mérito’ de uma única denominação religiosa. A própria história atesta isso.

Mas o senhor prefere inchar o peito (e isso não é jactar-se?! tá ‘ceeeeerrrrto’) e dizer que quem acompanha a história da CCB ao longo deste século não precisa do ‘aval’ do CF. Orgulhoso e autossuficiente, não?! Só um pouquinho. Ah, Nossa Senhora Denominação, diria CF em outro texto...

A parte boa – e sempre NOVA - disso tudo, é que apesar de você e apesar de mim - de nossos pensamentos, nossas ações, nosso ego e nossas colocações falhas e limitadas - pode passar mais cem anos, o Evangelho além dos muros religiosos jamais vai deixar de ser NOVO, posto que é um processo sem fim, uma dinâmica que acontece nos corações. De glória em glória.

E que, mesmo com a escancarada jactância não admitida, ainda assim, o Espírito continua soprando onde quer...

Eis a única certeza que há!

Obrigada a todos e Deus abençõe este blog!

R.

magdalena disse...

Helio;;;;que Maravilha de postagem:vinda de Caio Fabio,,se caso fosse escrita por mim não teria valor algum pois sirvo á Deus na CCB,,,, metralhada por muitos ,,,,sabemos que os predios são de quatro paredes ,,acho que nunca vi nenhum de oito;;rsss,,,,como ja disse em varias ocasioes ,,,considero CF o apostolo Paulo brasileiro.Vi quase todos seus videos Li as perguntas que Ricardo fez á ele,,,,,A conclusão que cheguei,,esteja dentro do contesto ou fora do contesto; ocultada por muitos ;CF procurou uma saida, ali sentimos a enorme revelação vinda de Deus ,,,,,,porque Ele tarda mas não falta,,,,ele poderia até dar outro exemplo não é mesmo? mas NÃO foi essa que Deus revelou;;;estava orando cedo, e Deus trouxe em meu coração aquela parte que muitos estavam incomodado com a doutrina de Cristo e ai alquem disse;se esta doutrina for de Deus vai prosperar se não logo vão acabar com isso,,,porque Jesus era um simples carpinteiro filho de Maria e Jose e certamente muito humilde jamais imagimavam que era Filho do Deus Eterno,,,,mas Jesus foi bem além da imginação humana ,,,escolheu seus discipulos ;e depois que subiu aos ceus,Ele mesmo achou graça em escolher Saulo(Paulo) para o servi-lo, por que se fosse algum crente naquela época (chi)não sobraria nem um fio de cabelo do coitado ,,, ms Deus faz tudo certo;;;e nas cartas de PAULO atraves do ES,encontramos tudo o que presizamos tanto espiritual como material,,,,,como essa materia ficou escondida por um bom tempo!!!!hem ? mas Alquem tocou no irmão Helio e ele trouxe á tona essa postagem ,,,,,quero deixar claro que estar em união com um povo pra servir ´Deus não é idolatrar a CCB ,predio é observar a Doutrina que está ali exposta á todo aquele que crer;; e a principal coisa que devemos ter é o Amor de Cristo Jesus em nossos corações ,,,,assim como disse Paulo seremos mais que vencedores;;;;Amem

Hélio disse...

Hélio,

Gostaria de fazer-lhe um pedido especial. Peço-lhe licença para dirigir-me ao Senhor Lima, se você me permite, desde já agradecendo grandemente sua atenção.


Regina, dispenso seu pedido de permissão - risos. Aqui você é e sempre será bem vinda para falar o que quiser, com quem quiser.

O mesmo eu digo ao Lima.

Deus te abençoe.

Hélio disse...

Irmã Magdalena.

Deus te abençoe pela participação e comentário dispensado neste espaço.

O que me motivou trazer este tema à tona foi apenas o fato de alguém influente no meio cristão possuir esta visão da Congregação Cristã. Algo que não é comum, pois quando somos alvos de criticas eles analisam outros aspectos existentes em nosso meio. Algumas criticas procedem, outras não, fora aquelas que beiram a calúnia.

Mas se for ver bem somos criticados e julgados e em contrapartida também criticamos e julgamos os outros grupos denominacionais (e de forma bem rasteira e generalizada). Algumas criticas da Congregão Cristã em relação às outras denominações procedem, outras não, fora aquelas que beiram a calúnia.

O Caio analisou a Congregação Cristã tendo como base somente UMA DAS características dela.

E quanto às demais? Será que ele diria o mesmo?

Conhecendo o que conheço dele eu creio que não.

Eu até acho que ele viaja na maionese quando trata alguns assuntos (e qual blogueiro não viaja de vez em quando?), mas procuro ponderar entre um escrito dele e outro.

Nesse caso em específico eu concordo com ele, mas sem vilipendiar outros aspectos da Congregação Cristã que não se sustentam com a opinião do Caio Fábio, nem de longe.

Em Cristo que nos ama,

Hélio

magdalena disse...

Helio fico grata por receber meu comentario;;;;pois o meu proposito é simplesmente falar sobre Jesus que amo tanto;;;porque em algum lugar temos que nos abastecer espiritualmente e esse lugar é a CCB;;E não por isso desprezo os de outra parte,,,, como muitos dizem; cada um fique na sua rssss Deus o abençoe;;;;;magdalena

Hélio disse...

Magdalena.

Fique sempre a vontade para manisfestar suas opiniões neste espaço.

É dificil a participação de irmãos por aqui que revelem ao menos seu primeiro nome (a maioria são anônimos, fora os que vem aqui para me lançar maldições rs).

Eu entendi perfeitamente o que você quis dizer. Da minha parte foi apenas um esclarecimento.

No demais é seguir avante no lugar onde Deus nos colocou, no nosso caso, a Congregação Cristã.

A salvação é uma oferta da graça de Deus revelada na pessoa de Cristo, isso é o que nos importa. As demais coisas são pontuais.

Deus te abençoe.

Hélio.

Anônimo disse...

Irmão Hélio e demais leitores desse blog,

Estou perplexo!? Confesso que nem sei por onde começar, nem como começar (risos). Levei tanta “pedrada” que mal consigo ficar de pé (risos). Foi escrito um “jornal inteirinho” com o objetivo claro de me atingir por todos os lados e isso regado a sarcasmo (“Ora, somos adultos”), rancor (“NADA me intimida”), ameaças (“sou mais macho que muito homem, mesmo sendo hetero” - nossa! ainda bem que aqui é virtualmente pois se fosse “nos realmentes”...eu iria apanhar) e inverdades(“ tentar inibir”, “quantidade = proselitismo”) que ABSOLUTAMENTE contradizem a abertura do “ataque”!! Veja:

“Sr. Lima, aproveitando que estou com um tempinho livre hoje, (além de calmíssima (?) posto que na paz(?) que excede qualquer entendimento(!?))”

Como diz o provérbio: “Rir é o melhor remédio”

Bem, falando sério agora! (será que dá?)

Muitas querelas se estabelecem por aí porque determinadas pessoas se acham intocáveis, suficientes e donas da verdade. Lamentavelmente é isso que ocorre com tal pessoa: seus escritos são inquestionáveis e devem ser considerados como tratados teológicos. Quem ousar contradizer-lhe terá que suportar o “azedume de suas víceras”. Você mesmo (irmão Hélio) provou disso no tópico sobre o aborto de anencéfalos (tanto aqui como no blog dela onde também o irmão Daniel foi duramente criticado pelo mesmo motivo).

Mas se vocês prestarem atenção em nenhum momento eu debato a sua pessoa, mas os seus escritos. No caso do “leque e do cheque” foi assim. Ela fez acréscimos ao texto original, propositadamente, dando uma conotação que não existia (se não usar o leque ganha-se bônus para o céu) e eu critiquei suas idéias (acréscimos e hipocrisia, naquela oportunidade) para, ao que pareceu, dar sustentação à sua aversão ao que ela chama de “igrejismo” e “inflexibilidade religiosa” (“repeteco” constante em quase todas os seus comentários).

Mas, voltando ao tema dessa postagem, em comentário específico (sobre os meios para se levar a cabo o crescimento eclesial que foi, nas entrelinhas, o motivo do e-mail endereçado ao Caio) eu fui claríssimo como o cristal. Em resumo, disse: desde o princípio (há cem anos) a CCB não faz uso dos meios comuns (jornais, revistas, rádio, TV, internet, shows gospel, etc, etc) ao cenário evangélico brasileiro em sua prática de evangelização e a despeito disso tem crescido muito bem. Isso é um fato. Isso é inegável!!

Para se constatar isso não é necessário o aval (?) de ninguém, nem mesmo do Caio. Só na Bahia, ela está presente quase que em todas as cidades (sem contar vilas, povoados, fazendas...). E reitero: não há jactância em constatar isso!

A pergunta é: como isso se deu?

O Caio diz que é pela atuação do Espírito. A Regina diz que é proselitismo. Ora, dadas as evidências e os fatos, qual atribuição é verdadeira?? Pelo jeito, na visão dela, até o Caio (sua referência predileta) parece ter falado bobagem.

(Continua)

Lima

Anônimo disse...

Dizer que quase três milhões de almas alcançadas por Cristo por meio da CCB é fruto de proselitismo é, no mínimo, muito temeroso para não dizer outra coisa!! Prefiro crer num equívoco.

Mas ela foi além: mudou o foco da questão para dar vazão ao seu desconforto. Fez uma “bagunça danada” insinuando que eu coloquei a CCB (ou Francescon, vai saber) no lugar de Cristo e citou João e coisa e tal. Depois não cita os erros que temos, aparentado piedade(?), como se eu tivesse dito que a CCB é perfeita (bolas!! nem o Caio nem eu afirmamos que a CCB é perfeita - de fato não é - e todo mundo sabe disso!!). Ora essa foi uma bela “viagem na maionese”, como diz o irmão Hélio. E tem mais: para quem se apega tanto ao contexto essa foi uma “grande derrapada”, não?

Agora, nesse trecho, suas palavras foram cruéis e irresponsáveis: diz que nosso crescimento se deu também “à custa do emocionalismo coletivo, fazendo a psiqué de refém”. Para quem não sabe, a definição elementar de psiqué é mente. Ou seja: diz que crescemos porque emocionamos as pessoas e nos apoderamos de suas mentes – algo parecido com macumbaria. Mesmo que não tivesse isso em mente, pegou pesado, não acha? Como você me deu alguns conselhos, me arrisco a dar um: que tal reler seus comentários, da perspectiva do leitor, antes de postá-los?

Diz que me orgulho ao dizer que quem acompanha a história da CCB ao longo deste século não precisa do ‘aval’ do CF. E precisa?

Ora, quem é Paulo, Francescon ou Caio senão ministros pelos quais cremos? O aval que precisa vem do mesmo que fez o Caio reconhecer: Vem do Espírito. É só se despir dos preconceitos.

----------------------------------------------

Nota: Não pretendo segui com esse debate, pois aqui não é um fórum (nem é o propósito do blog), como também não pretendo adquirir inimigos. Apenas respondi, com bastante humor, aos “elogios” que recebi. Reconheço que debates acirrados depõem contra o caráter cristão e mais produzem escândalos que edificação.

Lima

Anônimo disse...

E para endossar o que eu digo, favor visitar o link abaixo:

http://reportagemsocial.blogspot.com.br/2012/04/mais-um-templo-da-congregacao-crista-no.html

Com ISENÇÃO a matéria revela um fato que se repete Brasil afora... mundo afora!!

Lima

Regina Farias disse...

Sr. Lima:

Convenhamos, para quem usou e abusou de tanta interrogação e exclamação, duvidando ironicamente da seriedade e da sinceridade das minhas colocações, até que o sr. se incomodou com o meu ‘apelo’.

Para quem afirma que não sabe por onde começar, que rir é o melhor remédio e ainda que não quer fazer inimigos, suas palavras são contraditórias DE FORMA GRITANTE.

Pois, sinceramente, para quem ri do que eu escrevo e me deprecia tanto, até que o sr. deu importância demais ao que chama de bagunça. Afinal, para quem também sabe que aqui não é fórum, suas palavras renderam quase três páginas de word!

Caramba, fico a imaginar se o sr. estivesse mesmo interessado em ‘debates acirrados’ como não seria?! E é porque não debate a minha pessoa! E é porque a visceral (assumida) aqui sou eu.

Mesmo percebendo no sr. um ego edemaciado (qualquer criança de seis anos de idade que ler seus comentários ‘saca’ esse ego) confesso que não imaginava que ia atingi-lo em cheio, a ponto de vir deste ego vingativo, uma OVERDOSE de DISTORÇÃO das minhas palavras; que, diga-se de passagem, eu nem perco tempo em esclarecer, pois está bem claro que foi de má fé. E, isso sim, é ser irresponsável. E mais do que irresponsável, EXTREMAMENTE MALDOSO, já que teve a pretensão de, MANIPULANDO minhas falas anteriores, fazer uma análise grotesca e de péssimo gosto acerca da minha pessoa. É a isso que eu chamo de bagunça.

Mas teve um lado bom nisso tudo, pois finalmente o sr. escancarou o que não conseguia mais esconder. Dessa vez, destilando com maestria o que tanto sabe fazer: distorcer as minhas palavras com requintes de crueldade.

Pode parecer um paradoxo, mas eu gostei. Não saberia explicar porque, mas confesso que fico sempre aliviada quando a pessoa se mostra como ela realmente é!

E também eu não sou exatamente o tipo de pessoa que se impressiona com as coisas, mas devo admitir que é impressionante a análise que o sr. fez DE SI MESMO ao tentar traçar o meu perfil ao longo do seu texto, mas principalmente nesta frase:

“Muitas querelas se estabelecem por aí porque determinadas pessoas se acham intocáveis, suficientes e donas da verdade. Lamentavelmente é isso que ocorre com tal pessoa: seus escritos são inquestionáveis e devem ser considerados como tratados teológicos. Quem ousar contradizer-lhe terá que suportar o “azedume de suas víceras”.

Aliás, para completar o seu próprio perfil faltou apenas ‘arrogância e sarcasmo’. Inclusive, INVERTENDO as situações, pois - reafirmando o que eu disse anteriormente - o que eu falo incomoda. E incomoda - perdão por parafraseá-lo - justamente a determinadas pessoas que se acham intocáveis, suficientes e donas da verdade.

No seu último parágrafo então, o sr. se superou na maestria em distorcer minhas palavras, certamente subestimando a inteligência do leitor, pois fecha com chave de ouro dizendo o que eu não disse e dá uma ‘grande derrapada ’ (dá licença, pegando emprestado outra expressão sua), pois sabe tanto que eu não disse, que chega a ESPECULAR QUE EU PODERIA TER EM MENTE AQUILO QUE É MERA SUPOSIÇÃO SUA.

Nossa! Que ‘tática’ literária é essa?! Pois bem! Isso também eu chamo de irresponsabilidade e, por isso, já que sua preocupação é com o leitor, encerro fazendo o mesmo apelo que o sr me faz: que tal reler seus comentários, da perspectiva do leitor, antes de postá-los?

E, ainda por fim, confirmando a minha ‘tese’: caramba! Como vem rebordosa ‘dicunforça’ quando sou eu que ‘pego pesado’.

Por que será que o que eu falo incomoda tanto? Não, não precisa responder. Nós dois bem sabemos...

Só digo mais uma coisa, mesmo sabendo do risco de parecer demagogia: não é apenas o que eu escrevo que passa a ser de domínio público. Lembre-se que o senhor também não está imune a isso. A gente não pode se deixar cegar pelo orgulho e pela vaidade e, com isso, subestimar o leitor.

R.

Regina Farias disse...

Ah! E aproveitando a 'dica' que partiu do diamante bruto abaixo:

"...para, ao que pareceu, dar sustentação à sua aversão ao que ela chama de “igrejismo” e “inflexibilidade religiosa” (“repeteco” constante em quase todas os seus comentários)".

Eu o lapidei e transformei numa pérola, digo, uma frase, e coloquei em letras garrafais lá no meu blog.

Até que ficou legalzinho rsss

sac disse...

A paz de Deus

Meus irmãos o que é isto!.

Nós estamos aqui para apoiarmos e crescermos juntamente em prol do Reino!.
Onde estas discussões vão nos levar, senão ao descontentamento geral?.
Nós já estamos bem crescidinhos para ficarmos com tanta "criancice"!.

Fico imaginando um apóstolo Paulo presenciando isto, o que ele diria.(?)
"Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, pois ainda não crescestes como convém. Pois havendo entre vós: Dissensões, contendas, acusações, porfias etc.". Porventura não sois "meninos" ainda?. Envergonhando com isto os mais símplices?.

Perdão, mas não pude presenciar tudo isto passivamente. Como disse: já estamos bem crescidos para não sabermos suportar-nos uns aos outros.
Hoje veio a palavra: "Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrige?".Heb. 12:7.

Grato

Regina Farias disse...

Sac,

Respeito (e admiro) muito suas ponderações em tudo que escreve aqui, mas eu vejo assim:

Há certas discussões que são inevitáveis.
E até que não há nenhum mal em discussão DESDE QUE se mantenha um 'nível elevado', tendo seu lado bom por nos instigar a pensar um pouco mais...
Falar com firmeza não significa que não se ame as pessoas. Divergência é uma coisa, desrespeito e falta de consideração é outra.

O ruim (e vão!) é quando se apela para farpas sem consistência. Discordância sempre vai haver, desagradável (e vão!) é quando se apela para o deboche, o desrespeito, a indiferença e o desprezo. Isso sim, é sinal visível de desamor e então precisamos parar pra repensar nosso jeito de ser cristão.(Até porque o exercício de 'ser cristão' é um processo sem fim)

Ou seja, não atirar a flecha, mas já que foi feito, fazer uma reflexão 'pós destroços' para nos enriquecermos para a próxima investida. Pois não nos enganemos, isso tudo'faz parte'.

Como falei 'em off' para um amigo, a ironia toda é que já fazia muito tempo que eu tinha feito o propósito de não entrar nessa cilada dos longos debates (isso aconteceu muito há uns três anos, se bem que não por minha iniciativa) e o saldo é muito desgastante e tolo. Não temos tempo a perder com essas coisas. Não pelo tempo, cronologicamente falando, mas pelo valor que a ele devemos atribuir.(É a questão da qualidade e não da quantidade, seja no que for). Mas também, vamos ser honestos, tem coisas que você precisa falar um dia. Por mais que adie, como eu vinha fazendo.

Enfim, como falei pra esse mesmo amigo, peço-lhe que ore para que não nos deixemos levar pela vaidade de ter que ficar aceitando/fazendo provocações nem fazendo/respondendo acusações e que também ( e principalmente!)não fiquemos receosos de passar por covardes se resolvermos simplesmente silenciar (sem que seja necessário deixar uma frase de efeito finalizadora) e colocarmos uma pedra em cima de assuntos que, inclusive, já foram resolvidos.

E muito obrigada pela Palavra, Deus te abençõe.

R.

Ah! E a Palavra que veio para mim esta madrugada foi:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra a cilada do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis". (Efésios 6:11.12.13)

Anônimo disse...

...além de depor contra o bom caráter cristão e produzir escândalos em vez de edificação!!

Deus te abençoe pelo conselho.

Lima

Anônimo disse...

Vou à Cristo pela fé e não por emoções. Emoções são volúveis e com o passar do tempo se desfazem. Emoções não modifica o caráter de ninguém. Não transforma um mau caráter em um santo de Deus. Emoções é do "lado de fora" e se desvanece; o sentir do espírito é de dentro para fora , e vem como um trator arrancando tudo o que não presta, e depois semeando a boa semente. Emoções é como nuvens sem água. È como disse Gamaliel :... deixai-os, porque, se este conselho ou obra é de homens , ela, por si só se desfará ." Já fazem mais de 100 anos...

Szmyhiel disse...

Irmão Sac,

O Ego não é completamente consciente, os mecanismos de defesa fazem parte de um nível inconsciente.(Wikipédia)

Em Cristo,

sac disse...

A paz de Deus

Bom irmãos, deparei-me com estes debates acima quando cheguei da igreja. Confesso que, nem parei direito para meditar. Meu coração entristeceu muito vendo isto.
No meu ponto de vista, precisamos aprender a nos relacionarmos com mais liberdade de franqueza, sem que isto descambe para um "enfrentamento".
Perdoe pela franqueza, mas é desta forma que vi.



Perdoe pela digressão.

grato

Anônimo disse...

Fique tranquilo, irmão Sac, esse assunto já é página virada!!

Lima.

Nota: Por conta de seus comentários equilibrados fiquei com vontade de te conhecer melhor. Caso aceite, pode deixar teu contato em off (isto é, o irmão hélio não vai publicar) que o irmão Hélio passará para mim; ou pegue o meu contato com ele.

magdalena disse...

Helio ,,,,, será possivel?? Senhor Eterno não estou acreditando recebi um apelido? diamente bruto? mas vindo da RF,,,,Tudo bem;;;;gostei muito mesmo,,,já que a arena está mais calma,,,,estive lembrando de Pedro;;;quando ameaçavam Jesus ele ficava furioso ,,,,chegou atá mesmo cortar a orelha de um soldado,(coitado do soldado)rsssssssssss,,,,,Helio assim somos nós ,,,errantes mesmo tendo a biblia em nossas mãos ,,mesmo procurando entender varios pontos da doutrina,procura ali, aqui, até mesmo Deus nos traz á tona varios pontos dela ,,, graças á Deus se apegamos á Ela; mas,,,,não cabe á nós condenarmos ninguém seja quem for ,,,,respeitamos um ou outro,,seja em qualaquer lugar ,,,, lembrando que somos habitação do eterno Deus,,,,nosso coração deve estar limpo ,,,,e assim sentimos em nós a visitação do Senhor ;;;; como nessa manhã levantei cantando,,,,Nome precioso para mim ,é o de Jesus ,minha vida e Luz,,, por fé eu quero amá-Lo até o fim ,,,Jesus é Nome doce para mim ,,,,ALELUIA,,,,e tenho certeza absoluta que é para todos deste BLOG,,,,,,Muitas vezes nós entramos em cirradas opiniões;;;;;;;mas por amarmos o nosso Salvador Jesus Cristo,,,,cada um ama á sua maneira mas o mais IMPORTATE de tudo é ama-lo de verdade ;;;;não estarmos num blog achando que temos MAIS sabedoria que o outro,,,,,,Naquele grande dia na nossa entrada trinfal Ele não vai exigir Diploma de ninguém;;sabemos muito bem o que Jesus quer de nós : AMOR ,,,,AMOR ,,,,,AMOR,,,,,Aquele que ama não maltrata NINGUÉM,,,,,seja crente ou não,,,,rico ou pobre,,,,,Foi assim que o nosso amado Jesus ensinou : A Caridade é a Perfeição,,,,essa nos levará á Deus,,,, Mas que esto jubilando de ALEGRIA ESTOU!!!!!! Essa Mensagem foi o MÁXIMO!!!!!!se estivermos LIGADOS AQUI,,,,, ELE É JUSTO E BOM ;;;;;;;;;;ESTAREMOS LIGADOS LÁ EM CIMA TAMBÉM,,,,,,APDD,,, aos irmãos em Cristo,,,,,, Magdalena,,,,

Anônimo disse...

Eu acho que deveríamos parar com críticas e orar mais um pelos outros para que Deus resplandeça mais e mais Sua Luz sobre todos nós...Acho que cada um deve servir à Deus onde se sentir melhor...sem se achar maior ou melhor que os outros. Discursos academicos não levam a nada. O importante é termos o espírito Santo em nossos corações e deixar Ele agir conforme a vontade de Deus. Por isso Cristo disse:" Bem aventurado aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus" . Tudo isso entristece !

Anônimo disse...

Não sei por que , mas senti desejo de escrever isso:

"Como filhos espirituais de Deus , nós somos parte Dele. Como Ele é amor; nós também temos esse amor em nós. È grande o nosso desejo de amar. Só que às vezes, perdermos essa capacidade em amar , porque foi ofuscado pela luta, desespero ,angústia e medo. Mas ele ainda está lá , e no momento certo ele se manifestará , deixando-nos até surpresos! Se buscarmos dentro de nós , o encontraremos e não é falso!" Deus abençoe a todos! Sonia

Anônimo disse...

Queridos irmãos A Paz de Deus. O que vou narrar , aconteceu comigo há 15 anos atrás e nunca me esqueci dessa experiência de tão marcante que foi. Gostaria muito de compartilhar com vocês. Lembro-me que estava em um certo local , embora não saiba que lugar era aquele . Me encontrava na presença de um ser extremamente amoroso e santo.
Ele era um ser de uma aparencia gloriosa, seus cabelos ficavam entre o louro e dourado até os ombros, seus olhos eram azuis. Recebi o seu abraço e senti uma explosão de amor que invadiu todo o meu ser. Percebi que ele conhecia todos os meus defeitos e que seu amor por mim era muito forte. Eu também o amava muito. Lembro-me que acordei sentindo o meu peito arder de tanto amor. Saí para as ruas e olhando para as pessoas; nutria amor e compaixão por elas, num sentimento puro de alma. Lembro-me que olhava para os céus e dizia: "Senhor, sou a pessoa mais feliz deste mundo, porque eu amo o meu próximo". Fiquei assim nesse estado por vários dias... O mais interessante é que , embora ele conhecesse todos os meus defeitos , ele simplesmente me amava incondicionalmente. Recordo-me que no momento do seu abraço , eu pude sentir e enxergar todos os meus defeitos e fraquezas. Quando acordei , senti grande desejo de me aperfeiçoar . Ele não me criticou e nem me julgou; eu é que senti necessidade de melhorar, de crescer quando pude enxergar as minhas imperfeições! Senti uma felicidade tão grande , que parecia que o meu peito ia explodir de tanto amor e alegria. No dia que sairam essas palavras:"Senhor , sou a pessoa mais feliz deste mundo , porque eu amo o meu próximo!" , fui congregar. Lembro-me , que na narração da sua Santa Palavra , O Senhor falou desse jeito:"Bem aventurado aquele que diz: Senhor , eu sou a pessoa mais feliz deste mundo , porque eu amo o meu próximo" Para mim foi demais.. O que me chamou atenção foi que em nenhum momento ele me julgou...Eu que senti desejo do aperfeiçoamento e regeneração! Um desejo urgente de mudar , de melhorar!!! Sonia

Anônimo disse...

Queridos irmãos , quero compartilhar mais uma experiência que aconteceu comigo há uns 10 anos aproximadamente. Já era tarde da noite, fiz a minha oração para dormir. Já estava quase dormindo , quando tive a visão do rosto de um espírito bem próximo a mim. Começei a sentir muito mal , numa aflição de alma terrível , a ponto de quase chegar a perder a minha mente. Ele veio para me destruir.
Lembro-me que em mente comecei a fazer uma oração em desespero ao Senhor Jesus, que Ele me socorresse... Minha alma estava aflita. Orei, orei, orei... quando derepente vejo vindo em minha direção, flutuando, uma moça gloriosamente bela, parecia toda iluminada, cabelos longos de onde saiam como faíscas douradas de seus cabelos, num vestido longo, parecia feito de um tecido cintilante prateado-azul. Seu rosto brilhava, ela era linda! De repente notei que aquele espírito desaparecera imediatamente...

Uma paz intensa invadiu o meu ser. Fiquei contemplando aquela moça por alguns instantes. Ela não me passou nada mentalmente. Ela apenas chegou, humildemente. Senti todo o seu ser: era de uma pureza, uma bondade, humildade... sem igual. Comecei a chorar que queria ficar com ela. Tive a sensação que já a conhecia há muito tempo, mas ela se foi...

Passei dias meditando naquele ocorrido, e todas as vezes que me lembrava dela, chorava copiosamente.

Diante dessas visões, percebo o quanto ainda sou imperfeita, o quanto sou um nada diante desses seres tão puros. Busco, através das orações, as virtudes do Pai Celestial, pois almejo intensamente o aperfeiçoamento da minha alma.

O que me chamou a atenção foi a sua humildade. Ela não chegou dizendo mentalmente "Vim aqui para afastar esse espírito!" Não! Só a sua presença fez isso.

Foi muito marcante para mim. Foi uma lição sobre amor, humildade e pureza. irmã Sonia

Vagner Rodrigues disse...

Caro Hélio,

Permita-me apenas um comentário em relação a um texto onde você comenta que "toda a honra pertence à Deus".

Do ponto de vista lógico, há honra, sim ao ministério responsável por estabelecer esta linha de conduta na CCB. Isso é necessário à fim de que não atribuamos a Ele a responsabilidade por outros assuntos onde, claramente, as coisas deixam muito a desejar na própria CCB. Também nisso há responsabilidade dos dirigentes e membros. Não fosse assim, deveríamos conferir também à Ele a responsabilidade por situações impublicáveis ocorrridas no seio da igreja.

Deus é puro e perfeito, entretanto o que aqui experimentamos está no campo do livre arbítrio e, assim sendo, colhemos os frutos do que plantamos.

APdD!

Anônimo disse...

Homens e Mulhers e outros tantos,Se são irmâos nossos na FÉ,Ou são fracos na fé ou sem Entendimento ou se convenceram ,Mas não se CONVERTERAM,Se Vós tem o chamado de DEUS,Temos o dever na Sã Doutrina de Suportalos,Os FRACOS na Fé,Mas se não tens o CHAMADO,Que fazeis ESQUETANDO "bancos",Não conhece a OBRA de DEUS?|,Tem DUVIDA?,Ainda vêns falar em "usos Ecostumes?,Quem trata disso sâo os Seitàrios,NÓS da CONGREGÂÇÃO,Temos temos a GRAÇA de DEUS,Na Pessõa Bendita do SENHOR JESUS,Que è SEGUNDO a Doutrina e a Fè.,(Todo aquele que meu Pai nâo Plantou,Será LANÇADO FORA),Tà escrito no Evangelho de S.Joâo,E a Palavra fala com os que são de DENTRO da Obra e não com os que sâo de FORA,(Seitas,Denominaçôes e o Mundo).

Anônimo disse...

Absurdo e trite,E Pessõas que se dizem DOUTASFalarem do que não entendem e nada sabem,Aprendem sempre e se confundem,Porque o homem NATURAL nâo entende às Coisas de DEUS,Porque elas se DISCERNEM espiritualmente,Por issi é necessário NASCER de NOVO,Ai vai entender o que é a OBRA do ESPIRITO SANTO,Glõrias nas Alturas,("Buscai o SENHOR enquanto se PODE ACHAR e INVOCAIO enquanto ESTA PERTO.OBS:A Obra de DEUS ou Congregaçao Cristâ no Brasil,"Nunca Mudou,Não Tem Mudado e JAMAIS MUDARÀ,Tal como seu FUNDADOR O SENHOR JESUS.O MESMO,ONTEM,HOJE E ETERNAMENTE.Amem|.

Anônimo disse...

O Que disse Caio Fàbio,A respeito
da Santa Obra DEUS é VERDADE ,Sò isso,E também aos que falam de bem e mais NADA,Todas ás HONRAS SÓ ao SENHOR JESUS,Não há porque exaltar Ninguém,Não hà mais Ministèrios de Apóstolos,Como o quiserm Elevar-lhe,Enem,Profetas,Missionàrios,Pastores,Diligentes e tantos OUTROS Titulos inventados e OUTROS que jà PASSARAM da Època da LEI,Tendes Duvidas?,Leiam desprovidos de seus Estudos Biblicos,Mas com Oraçao,Os Atos dos Apóstolos,A Constituiçao dos Diaconos e Bispos(Anciâes),At.6:1-7 e 20:28 e Referências.

Marinaldo soares disse...

Este Senhor deve respeito a Congregação Cristã no Brasil, se nao gosta de crente, que feche a boca e nao fale mal de igreja nenhuma muito mais da CCB.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ro Araújo disse...

Para quem não sabe, a mais de 5 décadas os seminaristas e pastore estudam uma forma de banir o nome da CCB do mapa, a inveja deles é que a obra gigantesca da CCB tome suas ovelhas.

Como a obra CCB é de DEUS e de Seu filho JESUS CRISTO, eles sempre perdem, porém eles se uniram com alguns pseudo-reformistas da CCB que se dizem ter liberdade no nosso meio mas são raposas destruidoras, e querem sujar a honra dos Anciãos do Brás.

Ainda que os Anciãos do Brás falhem por ser falhos humanos, como nós, contudo a doutrina está e será para sempre preservada, pois, a Obra é de DEUS e está no SEU comando, quem tiver que tirar DEUS tira, que tiver que aprender DEUS ensina.

Os Pseudo reformistas e as raposas e seu bando, já tentaram de tudo e sempre falharam, agora deu de acusar a CCB de ter práticas maçônicas, inclusive comprando ex-CCBs do ministério acusando o Ir. Jorge Coure de ser maçom. Isso não passa de farsa, eles apóiam as suas acusações dizendo que tem duas listas nas reuniões do Brás: uma para a irmandade e outra para o ministério. É óbvio que tem lista de liderados e lista de líder e isso é ética, o se todos fossem lideres ministeriais a lista seria uma mas Paulo disse, nem todos são olho, nem todos são pés e nem todos são ouvido.

Na verdade eles morrem de inveja da organização da obra e mais ainda de não saber os mistérios de JESUS CRISTO no nosso meio.

Por isso Amados CCBistas não tenham cisma de fala que é da Congregação Cristã no Brasil, eles querem dizer que são iguais a nós, mas não podem dizer que estão na graça, pois nada sai de graça na igreja deles, fora a bagunça e faltas de interpretação bíblica, pois se interpretarem na íntegra estarão depondo contra si mesmos.

Eles só se usam em falar mal dos membros do Brás para dar um jeito de derrubar a Cabeça para que o corpo pereça e isso eles se usam de sensibilizar os membros com calúnias e difamando o nome da CCB, mas saibam que esse nome Congregação Cristã no Brasil foi dado por divina revelação e não é partido, é mandamento para nós.

Sabemos que a Cabeça é Jesus Cristo e ELE está com nossos irmão pioneiros da Obra para que como sempre haja integridade e o corpo tenha seu próprio crescimento, foi assim no passado e serápara sempre, Amém!!!

Anônimo disse...

De Fato tenho a humildade de dizer que nâo sabia com detalhes o que foi dito no inicio deste comentário de "Ro Araujo".

E o parabênizo com intusiàsmo por tanta defesa e clareza a respeito em defesa da Obra de Deus de forma tão contudênte e presiza

Eu presizava ouvir alguèm assim firme em na FÈ em seu comentàrio junto aos meus,Que Deus o Abênçôe e o conserve assim atè o fim.

Estes que citás-te e outros Algózes da Obra nâo tem noçâo de quem de que,está por trás da Congregação e o seu Povo,ou melhor,Acima,Sim o TODO PODEROSO DEUS.

("Ao ùnico Deus,sábio,seja dada glòria por Jesus Cristo para todo o sempre.Amém.").Rm.16;27.arc-ibb.

Ro Araújo disse...

Oh!!! amado, estamos de ombro a ombro pela causa, um dia cantaremos junto o hino da vitória, não pasme, vamos dar as mãos e venceremos todos os contradizentes. A obra perfeita está em nossos corações. A Santa Paz de Deus!!!

Anônimo disse...

Amém|.

Anônimo disse...

Caro Ro Araújo.

Um lindo depoimento e ao final você disse que o cabeça é Jesus Cristo, poxa irmão achei por conclusão lógica de sua narrativa que "a" ou "o" cabeça seria a CCB ou um de seus anciães.Confesso que o irmão me surpreendeu.

De qualquer forma de sua narrativa não conclui logicamente, rogo que o irmão refaça seu texto para ao final concluirmos por Jesus Cristo como cabeça, claro que é minha opinião.

A Paz.

Claudio (CCB min Brás, por enquanto)

Anônimo disse...

1)Cristo è a cabeça da Igreja(congregaçâo).Efé.5;23.

2)O Ministèrio as "colunas".Gl.2;9

3)A Igreja(congregaçâo è o corpo.1Cor.12;27.

Entâo não há como dessasociar a cabeça do corpo e nem as colunas da pedra principal da esquina que è Cristo,(1Pd2;6).arc-ibb.

A Verdadeira Igreja,Isto-è a Obra de Deus,é alicerçada sobre a Rocha.S.Lc.6;47,48.arc-ibb.


Ro Araújo disse...

Para quem não sabe, há mais de 5 décadas os seminaristas e pastores estudam uma forma de banir o nome da CCB do mapa, pelo fato de eles pensarem que a obra gigantesca da CCB tomará suas ovelhas.

Como a obra CCB é de DEUS e de Seu filho JESUS CRISTO, eles sempre perdem, porém, eles se uniram com alguns pseudo-reformistas da CCB que se dizem ter liberdade no nosso meio mas são raposas destruidoras, e querem sujar a honra dos Anciãos do Brás.

Ainda que os Anciãos do Brás falhem por ser falhos humanos, como nós, contudo a doutrina está e será para sempre preservada, pois, a Obra é de DEUS e está no SEU comando, quem tiver que tirar DEUS tira, quem tiver que aprender DEUS ensina.

Os Pseudo reformistas; raposas e seu bando, já tentaram de tudo e sempre falharam, agora deu de acusar a CCB de ter práticas maçônicas, inclusive comprando ex-CCBs do ministério, acusando o Ir. Jorge Coure de ser maçom. Isso não passa de farsa, eles apóiam as suas acusações dizendo que tem duas listas nas reuniões do Brás: uma para a irmandade e outra para o ministério. É óbvio que tem lista de liderados e lista de líderes, isso é ética. Se todos fossem lideres ministeriais a lista seria uma, mas Paulo disse, nem todos são olhos, nem todos são pés e nem todos são ouvidos.

Na verdade eles morrem de inveja da organização da obra e mais ainda de não saber os mistérios de JESUS CRISTO no nosso meio.

Por isso Amados CCBistas não tenham cisma de fala que é da Congregação Cristã no Brasil, eles querem dizer que são iguais a nós, mas não podem dizer que estão na graça, pois nada sai de graça na igreja deles, fora a bagunça e faltas de interpretação bíblica, pois se interpretarem na íntegra estarão depondo contra si mesmos.

Eles só se usam em falar mal dos membros do Brás para dar um jeito de derrubar "O CABEÇA" para que o corpo pereça, para isso eles se usam de sensibilizar os membros com calúnias e difamando o nome da CCB, mas saibam que esse nome Congregação Cristã no Brasil foi dado por divina revelação e não é partido, é mandamento para nós.

Sabemos que O CABEÇA é JESUS CRISTO, ELE está com nossos irmãos pioneiros da Obra para que como sempre haja integridade e o corpo tenha seu próprio crescimento, foi assim no passado e será para sempre, Amém!




Anônimo disse...

Amém|.
E para quem nâo crêr,fica a Exortaçâo da Sagradas Letras,que diz;

("E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus;PORQUE A FÉ NÃO É DE TODOS").arc-ibb-2Tss.3;2.

Ro Araújo disse...

Eu nunca quis dizer que o ministério é a cabeça da igreja, isso caracterizaria ou associaria a CCB com uma seita.

JESUS CRISTO é a cabeça da igreja no sentido de ser parte do corpo, mas ELE É "O" CABEÇA no sentido de ter maior influencia, poder, autoridade ciência e pelo fato de ser o autor e consumador da fé.

(1)Observe que eu usei o artigo "O" para enfatizar o substantivo da pessoa do sexo masculino "O Jesus Cristo"

(2)Usei também o artigo "a" para enfatizar o substantivo do gênero feminino: "A Igreja"

Mas o intuito do texto anterior é para esclarecer o jogo sujo que os apologéticos e apologistas usam contra a CCB


Mas não diminuo contudo o mandamento de honrar os Anciãos e Cooperadores como Anjos das igrejas: Apocalipse 2:1, Apocalipse 2:8, Apocalipse 2:12, Apocalipse 2:18, Apocalipse 3:14...

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:1 Pedro 5:1

Pedro sendo coluna no evangelho, se colocou ombro a ombro com os PRESBÍTEROS ou Anciãos, não querendo ser melhor ou maior, porém isso nos remete a uma profunda analogia de que ele indica sua autoridade pacifica e moderada na forma de conduzir o rebanho do SENHOR JESUS.

Não foi exigido grau de instrução, nível elevado na sociedade nem influencia de homens. Antes foram os não letrados, pobres e perseguidos, os grandes representantes do reino dos céus e co-condutores da igreja de CRISTO.

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como "já te mandei":
(Observa-se acima um mandamento apostólico claro e objetivo)

Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.

(Observa-se que não devem visar lucros com a palavra ou abuso de autoridade no intuito de prevalecer o seu argumento ganancioso a saber: TEOLOGIA DA PROSPERIDADE).

Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.

Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
(Nas mais diversas religiões, um pastor só é reconhecido na honra de pastor se for técnico, graduado, pós graduado ou doutorado em teologia. Pergunto: Onde foi que JESUS CRISTO ou os Apóstolos deram esse mandamento?)

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. Tito 1:5-16

Ro Araújo disse...

A Santa PAZ de DEUS meu caro Irmão arc-ibb, e irmão Claudio, só fico confuso também com o dizer:

"(CCB min Brás por enquanto) " o irmão poderia explicar, por gentileza?

Anônimo disse...

Amèm!,
("Vòs,portanto,amados,sabendo isto de antemão,guardai-vos de que,pelo engano dos homens abominàveis,sejais juntamente arrebatados,e descaiais da vossa FIRMEZA").1Jôa.3;17.arc-ibb.

Anônimo disse...

Amém Irmão Ro Araújo|,

Esta è só pra lhe informar que estes dizeres que o Irmâo citou e fez essa pergunta,Não faz parte do meu "vocabulário".

Como adverte as Escrituras;("Abstende-vos de toda a aparência do mal').1Tss.5;22.arc-ibb.

Ro Araújo disse...

Sim, claro!

A pergunta foi mesmo por curiosidade nas assinaturas dos textos do irmão Cláudio foi para ele.



Marco Paulo disse...

por favor, algum cooperador ou ancião pode entrar em contato ocmigo por email marcopaulo.2012@yahoo.com.br pois tenho uma duvida muito pessoal e preciso URGENTE conversar a respeito. por favor... é importante

Anônimo disse...

Ao Marco Paulo.
CUIDADO em buscar Oriêntação via email,Além de nâo ser SEGURO,Há alguns que se dizem Cooperadores com entendimentos DISTORCIDOS.

Tipo;pecado para morte jà nâo è,Questionam Ensinamentos e as Doutrinas,A Obra de Deus jà nâo è a mesma ou todas as denominaçôes sâo iguais e etc,etc,por ai vai|.

("Falando disto como em TODAS as suas epistolas,entre as quais hà pontos DIFICEIS DE ENTENDER,que os indoutos e inconstantes TORCEM,e igualmente as outras Escrituras,para sua pròpria perdição").2Pd.3;16.arc-ibb.

HP disse...

ARC-IBB.
Você precisa de um psicólogo. Urgente. Aliás, vc me critica de um lado e nem tem coragem de mostrar a face, sempre comentando anonimamente.

Isso é bem triste, meu irmão. Lastimável para um servo de Deus.

--
Irmão Marco Paulo, procure auxílio do teu ministério local. Nada substitui uma conversa franca presencial, olho no olho.
Email, telefone, Skype impedem um contato pessoal e a facilidade em uma conversa franca.

Deus te abençoe

Anônimo disse...

HP,
Pela minha "perspicàcia" você visita muito pouco este Blog ou ainda nâo lestes meus outros comentàrios noutros Tòpicos do mesmo.

Esta sua Tàtica de que Eu devo procurar um "Psicòlogo",nâo è de hoje,Incrédulos e Questionadores aqui jà fizeram o mesmo.

E conheço teu "Blog",Pra mim,seja você quem for,É sò mais um destes,Nem vou me estender porque nâo vale a pena e evito Questôes Loucas.

("Medita estas coisas;ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento SEJA MANIFESTO A TODOS").1Tim.4:15.arc-ibb.

Anônimo disse...

Ao HP.
Realmente quem deveria buscar um que esta ACIMA de todos os psicólogos aqui na terra é você mesmo,Quem estiver FIRME na Graça entenderá depois que ler suas palavras no seu Blog do dia 27/09/2012.

1).pecedo de Morte pra você,segundo suas palavras,era sò de cunho sexual;<'adultèrio e fornicaçâo">.Resp.e nâo è,Hà tambèm do que se sacrifica aos Idolos,Sangue e do Sufocado.(At.21:25).
2).Vocé agora APRENDEU que <"Que receber a Salvaçâo se for firme e fièl atè o fim'>PASMEM|||,É diabólico,-Resp;Que diz a Palavra?,Lêia(Hb.3:6).
3).Palavras sua entre aspas;<"Mas cria que na minha Igreja tinha a verdade'>,Resp;Segue se que você nâo entendeu o ANDAMENTO da Obra de Deus e muito MENOS AGORA e foi buscar fora do Aprisco,(Intèrnet,Blogs e etc.(S.Jõa.6;45).

4).Procurar no Mundo e nas Seitas pra que?,Se as Escrituras tem as Palavras da Verdade?,disses-te;<"Que o homem era mal por natureza">,Resp;Isso é novidaede?e a Biblia nâo diz?,(Rm.7:23).
5).Depois que procuraste na Net e nas Crênças descobris-te,<"Jà tinha nascido uma verdadeira CONVERSÃO dentro de mim'>,Resp;e antes?(S.M13;13).
6).E por fim disses-te;<"dou graças a Deus por esta grande chance que ele me deu,me mostrando a verdade,quâo bom è colocar pecado no luger de pecado e nâo manipular,chamando de erro">,Rep;Segue assim nesta tua Herésia,Que enxergues antes dos teus pecados se CONSUMAR|enquanto é tempo.(S.Jd.22).arc-ibb.

Anônimo disse...

Prezado Arc – Ibb,

De fato, o irmão HP está completamente errado quando ele disse que você deve procurar um psicólogo!

O seu caso é mais serio! Você deve procurar um psiquiatra URGENTE! E estou falando sério. Você sofre de alguma doença mental muito séria!

Veja a quantidade de versículos isolados que você solta nos teus posts, tudo sem um pinguinho de contexto Bíblico... Tu decoraste a sua Almeida Revista Corrigida da Imprensa Bíblica Brasileira todinha, e não aprendeu absolutamente nada! Repito em letras garrafais: “VOCÊ NÃO APRENDEU ABSOLUTAMENTE NADA”

Apesar de tudo, louvo ao Criador porque tu não és um TALIBANES, ou XIITA! Já pensou se tu fosse?

Arc – Ibb... Procure URGENTE um PSIQUIATRA!

Um grande abraço,
No amor de Deus,
Douglas

Anônimo disse...

Temos que ter cuidado em julgar as pessoas pois a salvação pode vir conforme o entendimento de cada um. Deus entende e compreende a intenção de cada coração e julgará conforme o entendimento.

Anônimo disse...

Ao Douglas.

Suas respostas respondendo por ele a mim,em ABSOLUTAMENTE EM NADA acrescenta,"exceto" numa ùnica coisa,Que sua mente è cautèrizada e igual a dele e seus comentàrios são SIMILARES.

("Porque quem conheceu a MENTE do Senhor,Para que possa instrui-lo?Mas nòs temos a MENTE de Cristo").1Cor.2;16.

Portanto só quem CONHECE a mente do Homem è Deus,("Sonda me,ò Deus,e conhece o meu coraçâo:prova-me e conheces os meus PENSAMENTOS").Sl.139;23.

Vocês jà se desviaram do VERDADEIRO caminho e enganam-se a si mesmos pensando saberem alguma coisa,e depois desse DESVIO só Deus|.

("Aquilo que è torto nâo se pode ENDIREITAR;Aquilo que FALTA nâo pode ser Calculado calculado").Ecl.1;15.arc-ibb.

Anônimo disse...

Douglas|.
Mais algumas consideraçôes ao seu INFELIZ comentàrio ao meu respeito e do meu SABER,Que Aliás vindo de QUESTIONADOR e MURMURADOR é sem efeito.
Eu tenho conhecimento suficiênte que me CONVÉM pra combater Herèsias pela Palavra que diz;

("Porque pela Graça,que me è dada,Digo a cada um dentre vós que nâo SAIBA mais do que CONVÈM SABER,mas que SAIBA com temperânça,Conforme a medida da Fè que Deus repartiu a cada um").Rm.12;3.
Quanto ao seu ESCÁRNIO de que Eu "decoro",Na VERDADE `è ter o "DOM" de MANEJAR bem as Escrituras,Coisa que você e muitos nâo tem.

("Procura apresentar-te a Deus APROVADO,como Obreiro de que nâo tem de se envergonhar,QUE MANEJA BEM A PALAVRA DE DEUS").2Tim.2;15.

Se você continuar me escàrnecer com esse seu desvio da verdade,Sua sorte serà a mesma de Himeneu e Fileto,Que também eram OPOSITORES.

("E a palavra desses roerá como gangrena;entre os quais sâo Himeneu e Fileto;
Os quais se DESVIARAM DA VERDADE,dizendo que a ressurreiçâo era jà feita,e perverteram a Fè de alguns").2Tim.2:17,18.arc-ibb.

Anônimo disse...

Ao Douglas.

Conforme uma questão,ou melhor,UMA ABERRAÇÂO,que ele levantou em outro Blog no dia 22/07/2013,que reza o seguite là;

Abre aspas,<"Criou-se um mito dentro da congregaçâo,Que o Crente nâo peca,Apenas comete pequenas falhas,Isto se deve ao erro de Intèrpretaçâo da 1ºepistola de Joâo.Pois a CCB utiliza a versâo ARC,(Almeida Revista e Corrigida),da Biblia.Farei uma ANÀLISE Breve|.

1).em 1ºTim.1;15 que ele citou,Paulo fez ref. quando disse ser Pecador na sua NATUREZA Humana.
Sl.51;5.e Rm.7;20.
2).Fomos chamados a SANTIDADE.Efé.4;24.
3).Quem COMETE Pecado è do diabo.1ºJoâo.3;8.
4).Falhos sim| e NÂO Pecadores dentre os GENTIOS.1ºCor.5:1.
5).Quem è NASCIDO,S.Jôa.3;5.NÃO Peca.1ºJôa.5;19.
6).("E para fazer DIFERÊNÇA entre o SANTO e o Profano e entre o imundo eo LIMPO").Lv.10;10.arc-ibb.

Anônimo disse...

INTERESSANTE;Até agora as minhas respostas a "Objurgaçâo" do Douglas nâo foram Postadas,Farei um outro Comentàrio.

("Mas em todas estas coisas somos mais que VENCEDORES,por aquele que nos amou").Rm.8:37.

Desta vez Acerca da "OBRA de Deus",Já feito por mim uma vez e Copiado em outro Blogs,Oxalá que ainda seja COPIADO em MUITOS outros para a GLÒRIA de Deus.
("E três são os que testificam na terra:o Espirito,e a àgua eo sangue;e estes três concordam num").1S.Jõa.5;8.
e na OBRA de Deus,Três confirmam a CONGREGAÇÂO,("No Céu;Virgêm Filha de Sião,Na Terra;,externa;CONGREGAÇÂO CRISTÃ no Brasil.

Obs;nas demais Naçôes sò muda o nome do Pais na Fachada,de resto que há no mundo,dispênsa comentários.(arc-ibb.

Hélio disse...

"INTERESSANTE;Até agora as minhas respostas a "Objurgaçâo" do Douglas nâo foram Postadas,Farei um outro Comentàrio."

O moderador deste blog estava em viagem, fazendo visitas e congregando em um lugar sem acesso à internet.

Deus abençoe.

Anônimo disse...

“("E três são os que testificam na terra:o Espirito,e a àgua eo sangue;e estes três concordam num").1S.Jõa.5;8.
e na OBRA de Deus,Três confirmam a CONGREGAÇÂO,("No Céu;Virgêm Filha de Sião,Na Terra;,externa;CONGREGAÇÂO CRISTÃ no Brasil”.”

Pelas barbas de Arão... Agora ele SURTOU de vez!

Que Deus tenha misericórdia!

Um grande Abraço,
No amor de Deus,
Douglas

Hélio disse...

Douglas...

Já desisti dele...

As vezes eu penso que ele não fala sério, mesmo assim eu libero os comentários.

Deus abençoe.

Anônimo disse...

Imagine se há alguma importância ser rejeitado pelo homem,Vocês bebem do mesmo Càlice de uma mesma fonte 'extranha'Maculam as mesmas Heresias em levantar questionamentos,AI sim,se cuidem pra nâo serem REJEITADOS por Deus,Se jà nâo estiverem|.

("Ouve tu, ó terra| Eis que Eu trarei MAL sobre este povo,o pròprio fruto dos seus PENSAMENTOS;porque não estâo atento às minhas
PALAVRAS,rejeitam A MINHA LEI").Jr.6;19.arc-ibb.

Anônimo disse...

Podemos nâo julgar pessôas,Principalmente,quando nâo às conhecemos pessoalmente,Mas poderemos Anàlisar sua palavras

Ver palavras tipo;Deus,misericòrdia,um grande abraço,Deus abençôa e etc,,.Como usar palavras de alguèm que vocês Questionam sua Obra?,e ainda vâo as arraias do Absurdo de Criar de suas mentes deturpadas "Nomenclatura" com os Nomes dos Antigos Servos de Deus que jà dorme no Senhor.

Quando diz;("pelas barbas de Arâo"),Serà que foi Eu mesmo que surtei?,Nâo è uma falta de Temor e Reverência nas coisas de Deus?,Faltou sô chegr ao Àpice e dizer;pelas barbas de Netuno?,mais o Pecado è o mesmo.

Tenho Dito|.(arc-ibb).




Anônimo disse...

Ao Douglas|,
Vigie o que você andas postando noutros sites,Senâo o que dizes serve de testemunho contra você mesmo,de suas "DESORDENANÇAS".

Se nâo,segue o que citas-te no dia 12/07/2013,em outro site,disses-te;.

PS;este Servo de Deus,Cooperador de Jovens,Sò Corroborou com TUDO que tenho dito aqui sobre você e outros "Anàrquicos" de plantâo.

("Porque nada podemos contra a verdade,senâo pela VERDADE").2Cor.13;8.arc-ibb.

Anônimo disse...

Ao moderador.

A sua omissão em "OCULTAR" parte da matèria do meu Comentàrio antèrior do dia 05 de Setembro, è o Óbvio do que penso ao seu respeito.

Claro depois de toda a minha compostura neste seu site,Nâo ia dá a mâo a Palmatòria publicando sem "Censura" o ÔNUS da PROVA".

Mas a sua "PARCIALIDADE",é Flagrante com o outro Comentador e tambèm é um Õnus de Prova neste sentido,e Claro REAFIRMO tudo sobre vocês|.
("E,neles se cumpre a profecia dÍsaias,que diz:Ouvindo,ouvireis,mas nâo compreendereis,e,vendo,vereis,,mas nâo percebeis").S.Mt.13;14.arc-ibb.

Hélio disse...

Anônimo,

Não sei do que você esta falando. Se você presume que eu não liberei determinado comentário seu pode ser que ele não chegou (por algum motivo que eu desconheça) em minha caixa de comentários.

Tem um bom tempo em que eu entro no blog somente para liberar os comentários que recebo, sem me preocupar com o conteudo dos mesmos, salvo se eles contenham nome de terceiros alheios aos debates que acontecem por aqui.

Mas se você continuar insistindo nessa postura de me julgar disso ou daquilo conforme vem fazendo a sua participação por aqui não será bem vinda.

Anônimo disse...

Bom|,vo me ater sò no que ele falou,que foi fracionado no meu Comentàrio,O resto não vou entrar no Mèrito pra não Polêmizar.

Abre Aspas;<"Fiz uma pergunta por E-mail ao meu Cooperador de Jovens sobre triindade e ele veio me dizendo que Eu era um Anarquista.
Me desqualificou atè nâo querer mais|">.

("Nada façais por CONTENDA ou por vanglògia,Mas por humildade;Cada um considere os outos superiores a si mesmo").Fip.2;3.arc-ibb.

M Chagas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M Chagas disse...

Vejam as novas considerações do mesmo Caio Fábio a respeito da CCB e essa palavra ficou no passado, muito passado.
https://www.youtube.com/watch?v=9SVJOsUyCD4

josival soares de oliveira disse...

meu amado caio, a ccb, é uma igreja idonea e capaz de enfrentar os desafios e perseguições, pois a mesma tem a sabedoria do alto cuja sabedoria não esta na formação humana mas sim na sabedoria do espirito santo, pois esse mesmo espirito é o mestre que revela toda a verdade e da capacidade para os homens pregar a palavra.
nós não fazemos nada sem a ordem do espirito santo, pois o mesmo anda com aqueles que adora a Deus em espirito e em verdade,
nós adoramos a Deus no espirito de Deus, e dessa forma somos ensinado por ele, pois somente ele conhece os pensamentos dos homens e os designios do coração dos homens, devemos antes de fazer qualquer coisa consultar a Deus, se ele vai conosco ou não, quando ele nos confirma tal negócio então faremos conforme ele nos mandou, de outra forma não fazemos nada se ele não for conosco.
por isso eu escrevo estas palavras para te dizer que muitos fazem algo pelo seu próprio conhecimento e se estribam em suas vaidades, mas não é dessa forma que vemos a verdade de Deus.
que Deus vos abençõe em tudo, e ponha no lugar certo os que realmente buscam a ele de todo o seu coração e força da alma.

Anderson disse...

Josival

Meu irmão você tem razão em algumas de suas palavras, mas assim também você limita o poder de Deus, em achar que vocês são privilegiados e outros não. Todos nós temos capacidade de qualquer coisa através da fé em Cristo e com o auxilio do Espirito Santo.

Postar um comentário